O que é a União Europeia?

O que é a União Europeia?

A União Europeia (UE) é uma parceria económica e política de características únicas, constituída por 28 países europeus, que, em conjunto, abarcam grande parte do continente europeu.

A UE foi criada logo após a Segunda Guerra Mundial. A intenção inicial era incentivar a cooperação económica, partindo do pressuposto de que se os países tivessem relações comerciais entre si se tornariam economicamente dependentes uns dos outros, reduzindo assim os riscos de conflitos.

Dessa cooperação económica resultou a criação da Comunidade Económica Europeia (CEE) em 1958, então constituída por seis países: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Desde então, assistiu-se à criação de um enorme mercado único em permanente evolução.

Esta parceria já conseguiu, viagens e comércio sem fronteiras, o euro (a moeda única europeia), produtos alimentares mais seguros e um ambiente mais limpo, melhores níveis de vida nas regiões mais desfavorecidas, uma acção conjunta na luta contra a criminalidade e o terrorismo, chamadas telefónicas e viagens aéreas mais baratas, milhões de oportunidades para estudar no estrangeiro… e muito mais.

Para permitir que tudo o que atrás se referiu acontecesse, os países da UE criaram instituições que asseguram o funcionamento da União e adoptam legislação. As principais instituições são:

  • o Parlamento Europeu (que representa os cidadãos europeus);
  • o Conselho da União Europeia (que representa os governos nacionais);
  • a Comissão Europeia (que representa o interesse comum da UE).

Saiba mais em europa.eu

Um Centro de Informação que atua como intermediário entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com