A União Europeia e as Nações Unidas congregam esforços para erradicar a violência contra as mulheres e raparigas

Na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, a União Europeia e as Nações Unidas lançaram hoje a iniciativa «Spotlight», com uma verba de 500 milhões de euros, que visa erradicar todas as formas de violência contra as mulheres e as raparigas.

A iniciativa «Spotlight» da UE e das Nações Unidas foi lançada pela Alta Representante da UE e Vice-Presidente da Comissão, Federica Mogherini, e pelo Comissário responsável pela Cooperação Internacional e pelo Desenvolvimento, Neven Mimica, juntamente com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e a Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed.

Por ocasião do lançamento da iniciativa, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou : «Trata-se de uma realidade extremamente dura – uma em cada três mulheres ver-se-á confrontada com violência ao longo da vida. A violência contra as mulheres e raparigas destrói vidas e causa sofrimento ao longo de várias gerações». «A iniciativa «Spotlight» é verdadeiramente histórica», acrescentou. «Este fundo de investimento é pioneiro em matéria de igualdade entre homens e mulheres e de emancipação das mulheres. Quando damos ênfase à emancipação das mulheres e das raparigas em todo o mundo, também para nós o futuro se torna mais brilhante.»