Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Embora os 28 Estados-Membros estejam atualmente a recuperar da crise, a pobreza e a exclusão continuam a ser uma realidade. Na UE, 119 milhões de pessoas estão em risco de pobreza ou de exclusão social. As crianças e os jovens são os mais afetados, em comparação com o resto da população: a pobreza afeta a vida de 25 milhões de crianças na Europa.

O crescimento e o emprego são os melhores motores para retirar as pessoas da pobreza e da exclusão social. Por isso, a atual Comissão deu prioridade a esta questão desde o início do seu mandato, lançando o Plano de Investimento para a Europa e inscrevendo o desígnio de uma Europa mais social no centro da sua agenda.

Lançámos iniciativas concretas e continuaremos a fazê-lo. A Garantia para a Juventude já permitiu ajudar 9 milhões de jovens e agora, graças ao pacote adicional de 2 mil milhões EUR que lhe foi atribuído, este instrumento vai poder ajudar mais 2 milhões de pessoas. O Fundo Social Europeu, canaliza pelo menos 20 % desses montantes para as medidas de luta contra a pobreza e a exclusão social, cujas prioridades sociais mereceram da Comissão um maior destaque no âmbito do Semestre Europeu. A instituição de um Pilar Europeu dos Direitos Sociais irá contribuir igualmente para transformar a nossa agenda para a justiça social em medidas concretas.

Declaração conjunta do Vice-Presidente Valdis Dombrovskis e da Comissária Marianne Thyssen

17 outubro 2016