Corpo Europeu de Solidariedade: organizações e jovens em contacto

Três meses após o lançamento do Corpo Europeu de Solidariedade e a abertura das inscrições para os jovens europeus interessados na iniciativa, as organizações acreditadas que proporcionarão experiências de solidariedade podem agora aceder à base de dados para selecionar potenciais trabalhadores, estagiários ou voluntários para as suas atividades.

Várias centenas de colocações estarão disponíveis a partir da primavera e muitas mais se seguirão nos próximos meses.

Muitas organizações estão em condições de disponibilizar vagas a pessoas inscritas no Corpo Europeu de Solidariedade: organizações não governamentais, organizações da sociedade civil, autoridades nacionais, regionais e locais ou empresas sociais, por exemplo. Numa primeira fase, as organizações interessadas em participar no Corpo Europeu de Solidariedade podem apresentar um pedido de financiamento através dos programas de financiamento da UE existentes. Atualmente, oito destes programas apoiam o Corpo Europeu de Solidariedade. Para mais informações, consultar esta ficha informativa.

Esta iniciativa proporciona aos jovens entre os 18 e os 30 anos oportunidades de participar numa série de atividades de solidariedade que dão resposta a situações difíceis em toda a Europa, permitindo-lhes adquirir uma experiência inestimável e competências importantes no início da sua carreira. Ao mesmo tempo, é relevante enquanto instrumento para promover e reforçar o valor da solidariedade, um dos valores fundamentais da União Europeia. O Corpo Europeu de Solidariedade conta já com inscrições de quase 24 000 jovens europeus, sendo o objetivo conseguir a adesão de 100 000 jovens até final de 2020.