Consulta pública para o Desenvolvimento de uma Plataforma Digital Europeia sobre o património cultural

2017-10-17

De que forma pode a cultura digital enriquecer o seu quotidiano e o seu trabalho? Partilha, acede ou utiliza materiais sobre o património cultural em linha? A Comissão lança hoje uma consulta pública para recolher a opinião dos cidadãos e das organizações com um interesse pessoal ou profissional na cultural digital disponível em linha.

A Comissão pretende saber de que modo os cidadãos, os profissionais e as organizações utilizam a Europeana, a plataforma europeia em linha para o património cultural que é visitada cerca de 700 000 vezes por mês. A plataforma dá acesso a mais de 53 milhões de peças, incluindo imagens, texto, som, vídeo e materiais em 3D provenientes das coleções de mais de 3 700 bibliotecas, arquivos, museus, galerias e coleções audiovisuais em toda a Europa.

A consulta pública irá ajudar a identificar, através de uma avaliação independente, como a Europeana é atualmente utilizada e o modo como pode ser melhorada e tornada mais acessível para toda a gente. Os resultados da consulta irão contribuir para um maior desenvolvimento da oferta da Europeana e aumentar a sua visibilidade e utilização para o património cultural europeu disponível em linha. A Europeana deverá também estar estreitamente associada ao Ano Europeu do Património Cultural em 2018. A consulta pública estará disponível até 14 de janeiro de 2018, em todas as línguas da UE.