Conferência «30 anos de Português na UE»

21 Setembro 2016
No âmbito das comemorações dos 30 anos da adesão de Portugal à então CEE, realiza-se no próximo dia 26 de setembro uma Conferência dedicada aos 30 anos da língua portuguesa nas Instituições da União Europeia. O evento, de participação gratuita mediante inscrição, realiza-se noMuseu do Oriente a partir das 09h30.

Reafirmando o valor do multilinguismo, enquanto pedra angular da União Europeia e garante da sua proximidade com o cidadão, será prestada homenagem a todos quantos participaram nesta aventura, promovendo simultaneamente as profissões de tradutor e de intérprete em Portugal.

O futuro será também evocado, abordando questões como a digitalização da língua portuguesa ou as implicações linguísticas da criação do Mercado Único Digital.

Será dada a palavra a um conjunto de personalidades que se distinguem pela sua dedicação à língua portuguesa e haverá oportunidade de ouvir colegas estrangeiros que nos dirão por que falam e gostam de falar português.

Trata-se de um evento coorganizado pela Comissão Europeia (Representação, DGT e SCIC), pelo Parlamento Europeu e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P.