60 anos dos Tratados de Roma

Comissão recorda os sucessos alcançados pela Europa e conduz o debate sobre o futuro a 27
Os dirigentes da UE reunir-se-ão em Roma, em 25 de março, para celebrar o 60.º aniversário dos Tratados de Roma, assinados na mesma data em 1957.

Cimeira de Roma

Os Tratados de Roma, assinados pelos seis Estados-Membros fundadores, prepararam o caminho para a União Europeia que hoje conhecemos: um continente reunificado e em paz, assente nos valores da solidariedade, da democracia e do Estado de direito. O seu mercado único assegura a liberdade de escolha e de circulação, o crescimento económico e a prosperidade para 500 milhões de cidadãos. A União é o maior bloco comercial do mundo e o principal doador de ajuda ao desenvolvimento e de ajuda humanitária.

ste aniversário dá-nos a oportunidade de relembrar os nossos sucessos coletivos e debater o futuro da UE a 27. Depois da apresentação pela Comissão do Livro Branco sobre o futuro da Europa, os dirigentes da UE deverão adotar a Declaração de Roma, na qual serão referidos os sucessos alcançados no passado pela União, os desafios presentes e que inclui um apelo para manter a unidade a 27 e reforçar a ação comum em setores estratégicos essenciais em benefício dos cidadãos. Em 1 de março, em antecipação à Cimeira de Roma, a Comissão lançou um debate pan-europeu apresentando o Livro Branco sobre o futuro da Europa, que permitirá aos cidadãos e aos dirigentes definir uma visão para a UE a 27.